terça-feira, 6 de março de 2012

Na Chã de Jardim também existe cultura: grupo de capoeira Angola Palmares

Monitor da Capoeira
            A história da capoeira, muitas vezes, confunde-se com a própria história do Brasil, uma vez que é na capoeira que vamos encontrar as primeiras manifestações culturais. A capoeira surgiu do negro cativo, que buscava a sua identificação frente ao sistema de escravidão e a sua aceitação junto à sociedade dominante. Esta nova manifestação cultural, ou seja, a capoeira compreende-se como sendo uma nova expressão cultural brasileira, a qual se mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
            Desenvolvida no Brasil, principalmente por descendentes de escravos africanos com influência indígena, no entanto, nota-se que é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Sendo hoje em dia bastante difundida a nível nacional e mundial, porém ainda é mal vista por uma boa parte da sociedade.
Maurício Costa: monitor
            Diante disso, a capoeira apresenta alguns aspectos que são bastante favoráveis ao que refere-se a ludicidade, além de toda sua gama de movimentos e musicalidade, tornando-se uma ferramenta pedagógica e eficaz pela busca de uma criança/jovem bem desenvolvida e feliz.
            Partindo desse pressuposto, o grupo de capoeira “Angola Palmares” da Chã de Jardim, Areia – PB  não permitem que as raízes culturais dos nossos antepassados sejam esquecidas. Embora, a  capoeira seja tão desvalorizada como uma forma cultural, este pequeno grupo de capoeiristas da nossa comunidade tem levado a sério o praticar capoeira com responsabilidade.
            O grupo dispõe de aulas práticas e teóricas de capoeira angola, macule lê, samba de roda e afroxé. As aulas acontecem nos seguintes dias: segundas, quartas e sextas-feiras das 19 horas e 30 minutos às 21 horas e aos domingos das 8 às 10 horas. Estas aulas acontecem sempre no Centro Comunitário da Chã de Jardim localizado no município de Areia.

            Eis aqui uma das frases que caracteriza muito bem um capoeirista:
            "Mandinga de escravo em ânsia de liberdade, seu princípio não tem método e seu fim é inconcebível ao mais sábio capoeirista."
Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)

Grupo de Capoeira Angola Palmares
Chã de Jardim, Areia - PB e Jenipapo, Remígio - PB

Maurício Costa
O grupo de capoeira "Angola Palmares" da Chã de Jardim
A turma que faz da capoeira uma grande festa cultural
Maurício Costa e Ricardo Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário