quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Setor Muquém realiza o XII retiro de carnaval destinado a jovens sedentos dos ensinamentos de Cristo


             Os dias de carnaval do Setor Muquém e adjacências simplesmente não são meros momentos de diversão, uma vez que o mundo oferece todo tipo de entretenimento. No entanto, existe uma pequena quantidade de pessoas que preferem ter com Jesus momentos de louvores e orações. Para tanto, as poucas pessoas que escolhem o caminho certo, aqueles que sem sombra de dúvida, não pensam duas vezes em seguir no caminho que leva ao Cristo em busca de melhores dias para sua vida.
Hora da largada rumo ao Cristo!
            Partindo desse pressuposto, as comunidades rurais do Setor Muquém, Areia – PB realizam há doze anos um Retiro de Carnaval destinado a crianças, jovens e adultos, que por ventura se sintam tocados a fazerem dos seus dias de carnaval, grandes momentos de emoções, louvores e orações ao lado de amigos verdadeiros e irmãos em Cristo. Acreditando nisso, o Setor Muquém constituído pelas comunidades rurais Chã de Jardim, Tabuleiro de Muquém, Distrito Muquém, Mazagão e Santana realizaram o XII RETIRO DE CARNAVAL do setor, que teve como tema: “Corro, mas não sem rumo certo!” I Cor 9, 26.
            Neste sentido, todo o retiro baseou-se no referente tema que aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça feira de carnaval, nas comunidades de Mazagão e Santana. O retiro teve na coordenação algumas pessoas que faziam parte das cinco comunidades, onde trabalharam juntos na realização do evento. Dentre as pessoas que fizeram com que o retiro acontecesse, destacam-se os coordenadores, que entre eles abrangiam as cinco comunidades. Eis aqui a lista das pessoas que estavam a frente da coordenação: Luciana Balbino, Rejane Ribeiro e Janine Souza da Chã de Jardim; Abanilza e Woston do Tabuleiro de Muquém; Leandro e Assis do Distrito Muquém; Rejane Ferreira de Mazagão; Graça, Liene e Paulinha de Santana.
Paulo e a namorada: palestrantes



            Neste ano de 2012, o retiro de carnaval do setor Muquém, em sua décima segunda realização, onde teve a participação de 160 pessoas que correspondiam a maioria de jovens, porque não dizer, que a maioria deles passavam em média de 150 jovens que oravam e louvavam ao Cristo. Acreditando nisso, não há dúvida nenhuma de que o Senhor realiza maravilhas na vida do ser humano, pois Ele sempre providencia algo importante para nós, que em nossa humilde insignificância, não sabemos como que há ao nosso lado um Deus tão bondoso para conosco. O retiro de carnaval do setor Muquém é uma prova de que Deus não age em nossas vidas em vão, mas que Ele tem um plano para cada um de nós.
            O retiro teve início na manhã da segunda feira, onde diversos jovens representavam as comunidades do Setor Muquém e as comunidades de Lagoa de Barro, Distrito Santa Maria, Distrito Mata Limpa, Distrito Cepilho, Areia e Araruna. Emoção! Alegria! Estes foram os sentimentos que mais se destacaram no retiro. A cada testemunho pronunciado, uma lágrima caía dos olhos de tantos jovens que ali se faziam presentes. Intensos momentos de emoção era isso que havia a todo instante.
            A programação destinava a todos os gostos, uma vez que teve louvores, orações, palestras e arrastão, mas tudo em harmonia com as coisas de Deus. Não podemos esquecer-nos das horas destinadas às refeições, hora esta que os participantes iam conhecendo uns aos outros, além de ser o momento de refletir tudo vivenciado até o exato momento.

Rejane e Woston: louvando a Deus
            Dentre a tantos depoimentos e testemunhos que emocionaram a todos que ali se faziam presentes, eis aqui alguns trechos pronunciados pelos palestrantes do XII retiro de carnaval do Setor Muquém.
  •        “Nós devemos caminhar de acordo com aquilo que a Igreja nos ensina”. Padre José Antônio.
  •       “Uma das grandes alegrias da minha vida foi participar do retiro de carnaval do Setor Muquém”. Jaílson, amigo nosso do Distrito de Mata limpa, Areia – PB.
  •       “Quando nos colocamos nas mãos de Deus não sabemos para onde vamos”. Paulo, palestrante do Grupo de Oração Emanuel da cidade de Remígio - PB.
  •       “Muitas vezes precisamos levar uma sacudida de Deus para seguirmos no caminho certo”. Lena, amiga e madrinha do retiro.
  •       Nós devemos caminhar por um caminho que o foco seja Deus. O retiro é um exemplo do caminho certo”. Andréia, amiga do Setor.
  •       “Do mesmo jeito que a água do rio corre para o mar, que a gente corra para o Cristo”. Jaílson, referindo-se a Oração da manhã.
  • Oração da manhã no rio.
  •       “O caminho certo na corrida para encontrarmos com Cristo é a Fé”. Aléx do Distrito de Mata Limpa.
           
Encerrando o retiro: Chã de Jardim
            Mediante a tudo isso, vale mencionar o quanto os retiros que o setor tem realizado não são em vão, uma vez que tem contribuído com tantos novos talentos que ajudam no desenvolvimento de suas comunidades, a exemplo da salmista e cantora Rejane Ribeiro da Chã de Jardim; o nosso amigo Jaílson de Mata Limpa, que através de um retiro descobriu a sua vocação em servir a Deus e a sua comunidade, tanto é que no retiro deste ano foi um dos maiores destaques depois de Cristo é claro; o fortalecimento do grupo de jovens do Distrito Muquém "Jovens caminhando com Cristo", que ganhou novos adeptos, entre eles: Leandro Fidelis que conduz ao lado de tantos outros jovens a sua comunidade.
Rejane Ribeiro: novos talentos!
            Desde já, as comunidades do Setor Muquém com as demais comunidades presentes decidaram que o próximo retiro, ou melhor o XIII retiro do setor acontecerá na Chã de Jardim, como também a caminhada será em destino ao Distrito Cepilho. Portanto, este retiro de carnaval teve inúmeros frutos bons, uma vez que muitos dos participantes em seus depoimentos foram enfatizados as grandes mudanças que tiveram após os retiros que o setor tem proporcionado as suas vidas, e que a partir de agora correm sim, mas não sem um rumo certo, correm mas no caminho de encontro ao Cristo.
Marcello Alexandre


Segue um dos depoimentos emocionantes que marcou o XII retiro de carnaval do Setor Muquém:
“Como é difícil pedir perdão e ser perdoado...”.

Tudo nessa vida tem um propósito de Deus. Ele a cada dia me fascina de forma que eu não sei explicar...
Quando cheguei ao primeiro dia de retiro, eu sentia uma inquietação no meu coração aquele sentimento me deixava perturbada demais. E me perguntava: que sentimento é você? o que estou fazendo aqui nesse encontro? Sinto um vazio que parece não ter fim, parece que tudo naquele instante da minha vida não tinha rumo certo. E Deus me dizia no mais íntimo do meu ser. Espere! Calma! Algo de bom vai te acontecer. Quando foi a noite no Lucenário esse sentimento me perturbava ainda mais. Eu rezava entregando nas mãos de Dele tudo que se passou ou se passava no momento, entregava também Luciana Dantas com quem não falava a um bom tempo.  Já estava decidida que depois do enceramento do retiro e após voltássemos para casa, iria procurá-la para falar com ela, mas somente quando ela estivesse sozinha sem ninguém por perto muito menos no meio de tantas pessoas, mas olha só o que Deus me disse: “- Não será do seu jeito e sim do meu jeito.”.

No outro dia, Ele me fez cair mais uma vez na armadilha que tinha preparado para mim. E que armadilha! Luciana Dantas, que até então não se pronunciava em público, começou a falar. Pediu-me desculpas na presença de todos que ali se faziam presentes. Fiquei surpresa com tamanha coragem. Chorei, olhei para Ninaldo e fui ao encontro dela. Abracei-a e disse que não tinha nada para perdoar, pois assim como ela tinha errado eu também errei, disso tenho plena certeza. É por isso que a cada segundo da minha vida, amo esse Deus que me fascina, que me conquista cada vez mais e que me apaixono mais e mais, pois Ele é o meu Senhor, meu universo e meu tudo.

Aqui deixo o meu depoimento e a minha mensagem para aqueles que têm inimizades: “Se você errou peça desculpas. Mas é difícil pedir perdão? Quem disse que é fácil ser perdoado? Se alguém errou com você, perdoe-o. É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender.”.
Francimeri Costa

Segue algumas das fotos do XII retiro de carnaval do Setor Muquém:
Jaílson e Luciana Balbino: boas vindas!
Jaqueline, Lena e Luciana: Chegada a hora da palestra.
Josinaldo, Luciana, Gustavo e Paulino no XII retiro de carnaval.


Andresa e Jaílson: amigos em Cristo.

Animação nas horas de louvar a Cristo.

Momentos antes do encerramento do XII retiro de carnaval do Setor Muquém.

A hora de ouvir a Palavra de Deus: ouvidos atentos!
Enfrentando a fila para saciar a fome.
Apresentção dos coordenadores do XII retiro de carnaval do Setor Muquém.
Paulino, Lucas, Rafaela e Maurício: hora do lanche.
Oração da manhã no rio: muita emoção nesse momento!

Beleza e devoção: chegada a hora de adorar ao Cristo!
Joelson, André e Anselmo: jovens que tocam para Cristo.
Jaílson, Andreza e as cozinheiras.
Josinaldo, Francimeri, Gustavo, Maurício, Paulino e Jaqueline.
Hora das refeições: prontos para saciar a fome.

Um comentário:

  1. XII Retiro de Carnaval do Nosso Setor.
    Foi um sucesso, como tudo que planejamos graças ao PAI.
    São nesses momentos que nos encontramos verdadeiramente com DEUS.
    Obrigado SENHOR...

    ResponderExcluir